+55 65 2127-0617
Whatsapp
(65) 98403-4757
Horário da Secretaria
Segunda a sexta-feira das 08h30 as 11hrs e das 14h00 às 17hrs

Nossa história

A primeira Capela, dedicada a São Gonçalo do Amarante, foi construída em XV de novembro de 1781, quando José Carlos Pereira de Souza, um baiano da cidade de Cachoeira, terceiro Juiz da então Vila de Cuiabá, foi chamado à Corte em Lisboa. Com espírito religioso, ele queria deixar sua marca de fiel devoto ao Santo português em Cuiabá.

Ele escolheu o porto pela proximidade com o rio e pela presença de ouro. Ali construiu uma pequena capela, onde foi colocada uma imagem de São Gonçalo, de 1,45 metros, toda talhada em madeira, vinda de Amarante, cidade de Portugal onde nasceu e viveu o santo. No dia 08 de abril de 1843, a Capela foi elevada a Paróquia. Atualmente é composta de oito Comunidades, com a Matriz.

A festa de aniversário da paróquia é sempre realizada no dia 10 de janeiro. A concentração dos fiéis começa às 15h30 no Museu do Rio, seguida da procissão, às 18h e da missa solene, às 19h, na igreja.

 Em 1894, com a chegada dos Padres Salesianos, enviados por Don Rua, primeiro sucessor de Don Bosco, do Uruguai, começou a construção da atual Igreja de São Gonçalo, com a participação de trabalho de todo o povo da região. Depois de três meses de permanência, os Salesianos perceberam a necessidade de ajudar os jovens da região com uma escola de alfabetização e outra de iniciação ao trabalho. A procura do povo a essa iniciativa foi tamanha que o espaço disponível ficou insuficiente. Foi pedido ao Prefeito da cidade uma ajuda e assim foi adquirida uma chácara, a cerca de um quilômetro da igreja, onde, atualmente, existe o Colégio São Gonçalo e o Santuário dedicado a Nossa Senhora Auxiliadora.