Primeiro dia da Novena – Tema: Confiemos no Senhor – 01/01/2021

Neste primeiro dia da nossa novena ao nosso protetor São Gonçalo estamos louvando ao Senhor pelo ano de 2.020 que passou deixando marcas em nossos corações e nossas familias.
O povo sofreu e chorou mas não deixou de confiar na providência do Senhor e na intercessão do nosso alegre e festeiro São Gonçalo.
Nosso Santo, que chegou aqui na Paróquia São Gonçalo, nessa imagem que fica no alto do altar, há 240 anos, em silêncio, presenciou outras pandemias que infestaram nossa Cuiabá.
Há 240 anos essa imagem, encomendada por um português, José Carlos Pereira, Terceiro Juiz de Fora desta Vila, chegou para ser o padroeiro da nossa comunidade.
Mesmo entre os problemas de saúde vividos por outras gerações muitos cuiabanos vinham pedir a ajuda de São Gonçalo.
Esta releitura da história nos revela que muitos choraram e se alegraram aos pés desta imagem que nos é muito querida.
Confiai, orai e entregai a Deus suas súplicas, essa deve ser a fala de São Gonçalo nesta Missa e nesta hora de incerteza.
Vamos encher o nosso coração de alegria por estarmos aqui e dizer :
Rogai por nós São Gonçalo!

Segundo dia da Novena – Tema: Confiemos no Senhor – 02/01/2021

Neste segundo dia da nossa novena, aos pés da imagem de São Gonçalo, vamos meditar o quanto este Santo significa para toda nossa comunidade que começou numa pequena capelinha.
São Gonçalo quis ficar aqui para nos guiar e ensinar, através dos primeiros católicos do Porto e de toda cidade, que o Senhor Bom Jesus reina e impera nesta cidade. Sua imagem adentrou essa capelinha, que depois foi demolida, antes que os Salesianos de Dom Bosco aqui chegassem.
Ele, São Gonçalo, o Santo da alegria os acolheu e eles ficaram tão apaixonados que depois ergueram o Colégio São Gonçalo para acolher os jovens e os formassem para o mundo. Entre os alunos muitos chegaram a grandes conquistas em várias áreas como exemplo de bons cidadãos no Brasil, na Europa e no mundo.
Lembramos hoje que a primeira Missa aqui rezada com a imagem de São Gonçalo ocorreu num dia 15 de Novembro do ano de 1781.

Nesta novena, peçamos ao nosso São Gonçalo que nos ensine a piedade e o amor a Deus e à Igreja, como ele o fez com os nossos antepassados. A sua imagem e suas lições de amor a Deus não teriam chegado até nós se a fé de nossos pais, avós, bisavós não fossem firmes mesmo nas enfermidades, intempéries da vida e na dança da cura.
Vivendo isso ergamos nossas mãos aos Céus e rezemos: São Gonçalo, dos humildes protetor, rogai por nós!

Terceiro dia da Novena – Tema: Confiemos no Senhor – 03/01/2021

Dia 3 de Janeiro, dia da Epifania do Senhor, vivemos a visita dos Reis Magos a Jesus.
São Gonçalo também um dia tinha o desejo de ir a Roma e com todas as adversidades do caminho foi ao encontro da Cátedra de Pedro. Confiou na providência divina e com seu cajado de Pastor chegou até lá. Sua Paróquia ficou aos cuidados do seu sobrinho que pensava que o dominicano Gonçalo não voltaria. O amor ao sucessor de Pedro o levou e devido a distância demorou a voltar a cuidar do seu rebanho e sofreu decepções amargas devido a sua ausência.
São Gonçalo era construtor de pontes e não de divisões.
Nosso saudoso Padre Firmo tirou uma foto na ponte de pedras que São Gonçalo construiu em Amarante (Portugal) para que os fiéis pudessem chegar a Igreja.
A maior ponte que São Gonçalo construiu foi na espiritualidade e amor ao próximo. Com sua viola trazia para o Senhor os jovens e dançava, com pregos nos sapatos, testemunhando que por Deus as dores e o sacrifício valiam a pena. Na alegria da dança esquecia a dor para mostrar que todos tem que ser atraídos para o Reino de Deus.
Hoje vamos pedir a São Gonçalo que nos ensine a unidade na Igreja, a partir das comunidades, das Pastorais e Movimentos.

São Gonçalo dos pobres, rogai por nós!

Quarto dia da Novena – Tema: Confiemos no Senhor – 04/01/2021

Estamos acompanhando São Gonçalo nestes dias que precedem a sua festa solene no próximo dia 10. Vivendo num clima de apreensão e incertezas nossos olhos se voltam para Deus pedindo a Sua misericórdia.
Conta-se que uma época, aqui em nossa Cuiabá, houve uma epidemia de varíola que os antigos chamavam de “bexiga” e as mortes eram sequentes. Foi feito um cemitério no Bairro do “Cai Cai”, onde hoje é a Igreja São Sebastião, Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens. A epidemia assolava sem que a ciência conseguisse acudir a população.
São Gonçalo e São Sebastião eram invocados como Santos da Cura.
São Gonçalo, mesmo em vida, confiava em Deus e implorava a cura de doenças, a recuperação dos ossos, a harmonia dos casais e também era chamado de Santo Casamenteiro.
Os antigos o chamavam de “Santo da perfeição” pois as mulheres gestantes eram orientadas a se apresentar a São Gonçalo para que seus filhos nascessem sem defeitos. E, quando as crianças nasciam eram trazidas a esta Igreja para serem apresentadas a São Gonçalo. Até hoje ainda acontece esse gesto de casais que moram longe de Cuiabá.
Nesta noite vamos rezar por todos infectados por esse vírus que assola o mundo.

Rezemos com fé:
São Gonçalo curai toda humanidade que sofre!

Quinto dia da Novena – Tema: Confiemos no Senhor – 05/01/2021

Estamos reunidos para a celebração da Santa Missa e neste quinto dia da nossa novena queremos voltar nossos olhos para esta imagem que nos é muito querida.
São Gonçalo quis navegar pelas aguas do nosso Rio Cuiabá, na simplicidade de uma canoa, saindo do Bairro São Gonçalo. Veio abençoando os ribeirinhos que o saudavam com acenos e vivas! Estava aguardando o término da sua capela que se transformou nesta Paróquia tão linda e festiva. Não veio de carro ornado mas chegou nos braços do Bispo Dom José Antônio dos Reis, que, descalço fez a primeira procissão, com os pés neste chão abençoado onde hoje nós pisamos.
Que bonita a história que precisamos conhecer para não só guardarmos no coração, mas pedir a São Gonçalo que nos dê a simplicidade de outros tempos. Por isso São Gonçalo achou acolhida nas famílias que sempre tinham um filho Gonçalo para perpetuar a devoção através dos tempos.
Confiemos no Senhor, pois Ele faz maravilhas!
Nesta epidemia que assola o mundo inteiro ressoa aos nossos ouvidos este tema que é para ser meditado entre dores, perdas de entes queridos e outras consequências.
Juntos vamos rezar: São Gonçalo rogue a Deus por nós e pelo mundo inteiro. Ajude-nos a confiar na providência divina. Assim seja!

São Gonçalo, rogai por nós!

Sexto dia da Novena – Tema: Confiemos no Senhor – 06/01/2021

Hoje, no sexto dia da nossa Novena vamos conhecer como foi a vida de São Gonçalo.
Ele Nasceu em Arriconha, Distrito de Braga, norte de Portugal, numa família de nobre linhagem e seus pais, os Pereira, lhe deram uma educação cristã pelo exemplo de suas virtudes cristãs. Quando na idade do uso da razão, nosso santo foi confiado a um virtuoso sacerdote para seus estudos e demonstrava modéstia, candura e o esforço para praticar a vida cristã. Sentindo o chamado de Deus, Gonçalo vai para o Convento de Guimarães da Ordem dos Pregadores Dominicanos, onde recebe o hábito e faz sua profissão religiosa.
Muito caridoso praticava as obras de misericórdia para com os pobres, gastando o dinheiro da Paróquia para aliviar a fome e necessidades do povo sofrido.
Com o seu Ministério operou muitas conversões levando o povo à prática de uma autentica fé cristã.
São Gonçalo era devoto de Nossa Senhora e na sua história diz que a Virgem Maria lhe apareceu dizendo que procurasse a Ordem dos Dominicanos para ser seu servo.
Em Amarante, como eremita, construiu uma Capela em honra a Nossa Senhora da Assunção.
A família é o Santuário da Vida (palavras do Papa Francisco) e em outros tempos a Família de São Gonçalo já vivia isso.

Peçamos a São Gonçalo que abençoe as famílias e faça nelas a morada de Deus!
São Gonçalo, rogai por nós!

Sétimo dia da Novena – Tema: Confiemos no Senhor – 07/01/2021

Começamos o nosso tríduo em honra ao nosso Protetor São Gonçalo e nossas vidas estão sendo trabalhadas no sentido de confiar em Deus nos momentos que atravessamos.
Dúvidas, incertezas, esperança vão afetando nossa caminhada mas a palavra de ordem é essa: Confiar em Deus em todas situações pois só n’Ele está a nossa vitória.
A cruz fez parte da vida de São Gonçalo pois após 14 anos na Terra Santa e nos túmulos de São Pedro e São Paulo é destituído da sua Capela pelo próprio sobrinho que, como Padre, ocupou seu lugar afirmando que Ele teria morrido.
Os Santos sofreram desilusões e até o martírio por amor a Deus e Seus projetos.
Muito oportuna é a devoção a este santo português que através desta imagem de mais de dois séculos vela pelo povo cuiabano.
A sua alegria venceu as tristezas e na prática do bem levou e leva muitos homens de hoje à conversão.
Rezemos com fé : Jesus eu confio em vós!

São Gonçalo, rogai por nós!

Oitavo dia da Novena – Tema: Confiemos no Senhor – 08/01/2021

Hoje, no oitavo dia da nossa Novena, vamos ouvir o Evangelho de Lucas, quando relata que um leproso cai aos pés de Jesus e pede a sua cura.
A vida de São Gonçalo foi de intercessor para muitas pessoas que confiavam na sua intimidade com Deus. Aqui, nesta Igreja a confiança na intercessão de São Gonçalo sempre foi marcante. Crianças, jovens, homens e mulheres chegam buscando a graça de uma cura.
Protetor dos ossos ele pede a Jesus a restauração dos doentes, a cura de tumores e de outros males.
O objetivo de São Gonçalo é mostrar o poder de Jesus em todos os tempos.
Roguemos ao Santo protetor que leve nossas suplicas ao Senhor Jesus no sentido de que venha a cura desta pandemia para o mundo inteiro. Que os cientistas, médicos e enfermeiros sejam iluminados na sua missão de trazer a esperança de um novo tempo.
Talvez muita gente tenha procurado o sacerdote São Gonçalo para dar graças pelo bem recebido.
Que o povo desta Paróquia confie no Senhor em todas situações recorrendo a São Gonçalo!

Rezemos com fé:
São Gonçalo do Porto, do rio abaixo rogai por nós!

Nono dia da Novena – Tema: Confiemos no Senhor – 09/01/2021

Com as bênçãos do Senhor hoje terminamos a novena do nosso padroeiro.
Nove dias de meditação sobre este Santo milagroso que veio fazer pousada nesta Paróquia, uma pousada definitiva que virou morada.
A imagem de São Gonçalo que fica em destaque no presbitério é feita de madeira e veio de Portugal para ser o guardião da fé do povo cuiabano. Um retrato que faz parte da história e da religiosidade da nossa gente.
Como sabemos embarcou na canoa dos pescadores que representa o trabalho para a sobrevivência.
Jesus caminhou sobre as águas e São Gonçalo veio pelos remos de homens simples que acreditavam nos Santos, no céu e na presença de Deus Criador!
Hoje, vamos entregar a São Gonçalo os sacerdotes que cuidaram desta sua casa e propagaram sua devoção como santo intercessor e milagroso.
Na pessoa do nosso Pároco, Padre Giulio, lembramos de todos os missionários que singraram os mares para chegar até aqui.
Pedimos, no encerramento da nossa Novena, que Deus ouça São Gonçalo e derrame bênçãos sobre todos os Sacerdotes que conduziram esta comunidade.
Bênçãos de São Gonçalo para seus devotos e os Festeiros deste ano que sem poder festar com a viola aqui estão para orar com o coração.

E juntos vamos dizer: São Gonçalo rogai por nós!